FORMOSO

um lago fenomenal

 

Trata-se de um lago de beleza extraordinária, totalmente circundado por mata densa. No inverno é inundado em até mais de 2 km de suas bordas, com uma grande variedade de fauna e flora, que vem sendo devastada sistematicamente, principalmente no verão, quando os aterrados queimam durante meses consecutivos, destruindo grande parte das espécies animais e vegetais. O verão é o período crítico do ano, onde a região sofre irreparável destruição.

Os lagos hoje existentes, provavelmente desaparecerão com o tempo. Os lagos secam devido a mudanças climáticas ou à alteração no curso das águas que os alimentam.

O geólogo Raimundo Lopes comenta que a evolução para o desaparecimento das cubas lacustres, para a consolidação das terras de campo, é mais rápida nas bacias situadas em nível inferior, ou mais perto do mar, que nas superiores, ou ligadas aos grandes rios. Dessa maneira, os lagos de Viana, Maracaçumé, Cajari, Capivari, Formoso, Lontra, São José, Aquirí e Fugidos, que se juntam durante a estação de inverno, formando o grupo Maracu, depois que se lhe abriu o escoadouro, mais curto e profundo, do Gibiri, substituindo o antigo leito do Maracu, vão-se aproximando visivelmente da extinção.

Portanto, no futuro, o Lago Formoso estará extinto, apesar de que esse processo poderá acontecer mais cedo, graças à ação destruidora dos homens, que no verão ateiam fogo aos aterrados, exterminando os animais e vegetais, como também aos serviços de dragagens para desobstruir os igarapés, o que ocasiona uma diminuição do nível das águas do lago.

O Lago Formoso abriga uma ilha que muda de lugar e anda quase 15 km por ano. O povo diz que é uma Ilha Encantada. Teoricamente, a ilha se move até 40 metros por dia, mas é impossível acompanhar esse deslocamento a olho nu. Com uma extensão de mais de 1,5 km², a Ilha Encantada ostenta vigorosa vegetação. É ela que determina a época do plantio ou da colheita. Quando ela se afasta da margem, é sinal de colher; quando se aproxima, tempo de plantar, funcionando como um serviço de meteorologia para a comunidade local.

Chega-se a duvidar de que uma ilha de tamanha proporção possa deslocar-se de um lado para o outro, uma vez que sua base pesadíssima, composta de árvores de todos os tamanhos, com aterrados de mais de um metro de espessura, sustenta toda essa estrutura, funcionando como uma espécie de “boia gigante”, que faz a ilha flutuar por toda a extensão do Lago Formoso. É algo assombroso e inacreditável...



 

Gilmar Pereira Santos é escritor e contista

Comentários

  1. Texto perfeito amigo Gilmar.
    Muito orgulhosa de ter você como amigo.
    Seus escritos fazem a diferença e demonstram o amor que vc tem por nossa terra e pela literatura

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog