Textual

DEIXEM OS MORCEGOS EM PAZ!

 


Quando se suspeita que o vírus Covid 19 foi criado pelo homem, e que os morcegos nada têm a ver com essa Pandemia os entendidos falam: “Lá vem de novo a Teoria Conspiratória!”

Isso significa dizer que o ser humano jamais assume culpa de nada, e toda vez que se quer dar nome aos bois para uma tragédia, a couraça do boi não cabe no homem, mas em outro animal, seja ele, morcego, gafanhoto, salmão etc. Enfim outro pobre animal tem que servir de bode expiatório para as calamidades humanas, como aconteceu durante as pestes, com gatos e corujas.

Relatos de matanças e mortandades em massa de morcegos, da Austrália à Indonésia, depois do Covid 19, alarmaram os conservacionistas em todo o mundo. Seus matadores sequer se deram ao trabalho de conhecer melhor esses animais e, tampouco, de saberem os benefícios que trazem a todos nós.

Aos leitores, o Morcego:

Os morcegos pertencem à ordem Chiroptera da classe dos mamíferos.  São animais cujas mãos sofreram modificações e se especializaram para o voo, como asas. Representam um quarto das espécies de mamíferos do mundo, chegando a mais de 1100 espécies descritas. Existem fósseis de morcegos datados de 30 milhões de anos atrás e são os únicos mamíferos que voam.

Possuem os cinco dedos e, entre eles e o metacarpo alongado, existe uma membrana, formando a asa que chamamos de patágio. A grande parte de morcegos é crepuscular ou noturna e vive em locais escondidos e escuros, como cavernas. Os morcegos são animais surpreendentemente bem-sucedidos: encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica. Enfim, trata-se de animais que se destacaram na adaptação evolutiva.

 A lista de seus benefícios para nós é enorme:

1.Muitos dos insetos aéreos e noturnos comidos por morcegos são vetores de patógenos relevantes para a saúde humana. Atacar e deslocar morcegos aumentaria o número de surtos de doenças.

2.Os morcegos fornecem serviços vitais para o ecossistema, como polinizadores, espalhadores de sementes e controladores de pragas. Tudo, de alimentos a cosméticos, móveis e remédios, exige atuação de morcegos.

3."Os morcegos espalham mais que o dobro de sementes que os pássaros", diz Paul Webala, professor sênior de biologia da vida selvagem, "permitindo fluxo vital e reflorestamento de florestas fragmentadas nos trópicos".

4.Segundo vários estudos, apenas nos EUA, os morcegos representam uma economia de bilhões de dólares por ano em pesticidas, e reduzem os danos às culturas. etc. etc.

Iroro Tanshi, doutoranda nigeriana na Texas Tech University, nos Estados Unidos, e seus colegas cientistas concordam enfaticamente que os humanos, e não os morcegos são os culpados pelo atual surto e pela propagação do vírus pela invasão e degradação humana dos habitats silvestres.

 Tanshi arremata: “Dedos como asas, navegação por ecolocalização e visão estelar que lhes permitiu colonizar o céu noturno. Se ser mamífero é uma arte, os morcegos seriam obras-primas!"

Contrapondo-os aos humanos, basta contemplarmos certas proeminências de nossa espécie, escolhidas por nós mesmos para condução de nossos destinos, como Trump, Bolsonaro, Maduro, Lula, Gilmar Mendes ou Alexandre de Moraes, para concluir que o ser humano, seguramente, está longe de ser uma obra-prima.

         Que tal deixarmos os morcegos em paz?

 

        José Ewerton Neto escreve às quintas-feiras para o Textual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Textual

Textual

Textual