ATUALIDADES A DAR COM O PAU

 

Alguns fatos que originaram a sabedoria que, em pleno século XXI, continuam acontecendo a dar com o pau

1 - A dar com o pau.

Muitos escravos africanos quando vinham de navio para cá, preferiam morrer de fome, recusando-se a comer. A sopa, com angu, era enfiada então pelas suas goelas, com uma colher de pau.

Inconcebível, triste e abominável, mas, infelizmente tanta coisa hoje ainda nos é enfiada pela garganta, pelos olhos e pelos ouvidos, sem que sejamos escravos ou prisioneiros, pelo simples fato de sermos humanos. O pior é termos de aguentar boçalidades a dar com o pau, de extremistas de esquerda e direita visando unicamente a perpetuação de seus privilégios.

2 - Eles que são brancos que se entendam.

No século dezoito um brasileiro, mulato e capitão, queixou-se de um igual a seu superior, português, que respondeu: “Vocês que são pardos, que se entendam. ”O fato chegou ao vice-rei do Brasil Luis Vasconcelos que mandou prender, por isso, o oficial português. Ante a reação indignada do oficial, Dom Luís respondeu: — Nós, que somos brancos, cá nos entendemos.

Antigamente, pelo menos, branco entendia branco e preto entendia preto. Hoje, depois das cotas raciais, o branco tornou-se pardo e o pardo virou preto. Não se entendem nem brancos, nem pretos, muito menos pardos, e nós, que nunca ligamos para isso, temos agora cores que nem nós mesmos entendemos.

3 - Jurar de pés juntos.

Durante a inquisição os réus eram obrigados a ficar de pés juntos, amarrados, até confessarem seus supostos crimes.

4 - Quem não tem cão caça como gato.

Trata-se de uma adulteração da expressão original que dizia que quem não tem cão caça como gato, no sentido de sorrateiramente, matreiramente.

Nos tempos que correm, as duas versões são perfeitamente usáveis. Para Trump: Quem não tem cão caça com gato. Para Lula: Quem não tem cão caça como gato.

5 - Vá tomar banho!

Os índios, à vista do fedor que exalava dos brancos e suas vestes, os mandavam tomar banho, toda vez que chegavam perto da água.

Ou seja, os incivilizados índios eram mais limpos que os brancos, mas tanto ensinamento não foi suficiente. Embora tenham ensinado os brancos a tomarem banho, não conseguiram ensinar-lhes a não emporcalharem seus rios e suas praias.

6 - OK

Expressão norte-americana que quer dizer 0 Killed, ou seja, nenhum morto. Na guerra de secessão norte-americana, o gesto sinalizava que estava tudo bem, já que ninguém morrera.

É como o pessoal do governo federal se refere à guerra tarifária movida pelos USA. A situação, para eles, está OK, e assim vai continuar por muito tempo porque, até agora, ninguém morreu.

Que o OK de Deus nos proteja!


 

José Ewerton Neto é poeta, escritor, membro

da Academia Maranhense de Letras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog