MENSAGEM DE ARECIBO

 

os destruidores de mundos

não estão em uma sonda rumo aos confins

do universo com mensagens de boas-vindas

estão bem aí do seu lado resolvendo como lucrar

cada vez mais no pináculo de um edifício

da península da ponta da areia supervalorizando

os títulos de suas offshores na samoa americana

 

estão discutindo o valor do gás

da tevê por assinatura da sua aposentadoria

da comida que você coloca para seu animal

de estimação fazendo acordos espúrios

de livre comércio com chefes de estado

latino-americanos aumentando o preço dos tíquetes

de estacionamento dos shopping centers

 

oferecendo seguros para isso ou para aquilo

inventando bombardeios em países estratégicos

de pouco poderio bélico para vender produtos

supérfluos ou deixar você com medo para procurar

consultórios psiquiátricos ou se entupir de remédios

criam problemas que na verdade você não tinha

mas que poderá um dia com certeza ter

 

andam por aqui e acolá espalhando notícias

falsas que não favorecem nossos impostos

oneram favores nos parlamentos vazios

exalam a suor do povo que nada percebe

vestem capas pretas têm demônios na barriga

em seus potentados de arrogância a justiça manca

encobertos de poder só costuram interesses próprios


os destruidores de mundos

estão nos oceanos rompendo os intestinos

dos animais marinhos com a retórica

de que a sustentabilidade preserva o social

concatenando qual o próximo lugar

para despejarem suas porcarias suas anfetaminas

no consumo desenfreado dos filhinhos de papai

 

povoando o cérebro de crianças

com suas tecnologias de caos fecham fronteiras

matam pessoas de fome não estão nem aí

para os incêndios que se instalam pelo mundo

revertem seus dividendos em propagandas

no horário nobre mostram pessoas felizes

para lhes convencer que não é um perdedor

 

lavam dinheiro em caça-níqueis baratos

enchem os bolsos de prostitutas pelas ruas

assediam mulheres nos corredores fechados

das multinacionais corrompem menores

na avenida litorânea em plena luz do dia

ignoram pessoas nas comunidades carentes

criam moralismos sem nenhuma moral

 

desrespeitam os que se amam pelo simples fato

de não compreenderem o princípio da diferença

insultam minorias prendem quem se diz reacionário

quem paga seus tributos em dia pregam a bandeira

da intolerância em um mundo civilizado

desconhecem o amor ressignificante

dos momentos cabulosos

 

os destruidores de mundos

podem acreditar estão bem mais próximos

do que possamos pensar pode ser eu pode ser

você até mesmo seus pais seu personal trainer

aquela pessoa que quase todos os dias conversa

com você na escadaria do prédio

na esquina da livraria

 

não são pessoas tão raras assim

estão nas capas de revistas nos outdoors

de anúncio de lingerie na embalagem

do maço de cigarro no aperto de mãos

de seu amigo fiel podem ser o cantor

de sua banda preferida o jogador de futebol

do seu time de coração

 

podem ser o guru que te motiva a crescer

em sua vida profissional sua companhia

de aviação que distribui milhas de descontos

sua dieta da moda o quadro da sua sala de estar

estão em qualquer lugar não fazem distinção

habitam sorrateiramente a tela reluzente

do seu aparelho celular

 

estão dentro de seu diário secreto

no barulhinho da urna que você vota

no projeto de infidelidade de quem te diz

amar para sempre na desiludida amante

no lanche favorito da tarde no fantasma

da incapacidade no protetor de calcinhas

nas moedas que você dá ao necessitado

 

os destruidores de mundos

estão nos cupons dos supermercados

nas intermináveis filas dos transplantes

nas casas de massagens nos parques de diversões

no sorriso estampado de seu líder religioso

que te faz acreditar nas velhas artimanhas

do eterno esperar pelo gostinho da felicidade


*Este poema faz parte do livro “Uma estranha maneira de se comparar amanhãs”, publicado pela Editora Penalux-SP, 2021.

 

Bioque Mesito é poeta,

autor de oito livros de poemas publicados.

Comentários

  1. Um poema de grande atualidade e rico em expressividade. Atinge-nos diretamente.

    ResponderExcluir
  2. Um belíssimo poema que retrata os conflitos da atualidade. Parabéns, Bioque!

    ResponderExcluir
  3. Uma poética coerente em sua linguagem prosaica e a denúncia de que os malefícios que causamos também acontecem neste mundo prosaico. Parabéns pelo poema e por tua poesia, Bioque.Uma poética coerente em sua linguagem prosaica e a denúncia de que os malefícios que causamos também acontecem neste mundo prosaico. Parabéns pelo poema e por tua poesia, Bioque.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog