MENSAGEM DE ARECIBO
os destruidores de mundos
não estão em uma sonda rumo aos confins
do universo com mensagens de
boas-vindas
estão bem aí do seu lado resolvendo
como lucrar
cada vez mais no pináculo de um
edifício
da península da ponta da areia
supervalorizando
os títulos de suas offshores na
samoa americana
estão discutindo o valor do gás
da tevê por assinatura da sua
aposentadoria
da comida que você coloca para seu
animal
de estimação fazendo acordos espúrios
de livre comércio com chefes de estado
latino-americanos aumentando o preço
dos tíquetes
de estacionamento dos shopping centers
oferecendo seguros para isso ou para
aquilo
inventando bombardeios em países
estratégicos
de pouco poderio bélico para vender
produtos
supérfluos ou deixar você com medo para
procurar
consultórios psiquiátricos ou se
entupir de remédios
criam problemas que na verdade você não
tinha
mas que poderá um dia com certeza ter
andam por aqui e acolá espalhando
notícias
falsas que não favorecem nossos
impostos
oneram favores nos parlamentos vazios
exalam a suor do povo que nada percebe
vestem capas pretas têm demônios na
barriga
em seus potentados de arrogância a
justiça manca
encobertos de poder só costuram
interesses próprios
os destruidores de mundos
estão nos oceanos rompendo os
intestinos
dos animais marinhos com a retórica
de que a sustentabilidade preserva o
social
concatenando qual o próximo lugar
para despejarem suas porcarias suas
anfetaminas
no consumo desenfreado dos filhinhos de
papai
povoando o cérebro de crianças
com suas tecnologias de caos fecham
fronteiras
matam pessoas de fome não estão nem aí
para os incêndios que se instalam pelo
mundo
revertem seus dividendos em propagandas
no horário nobre mostram pessoas
felizes
para lhes convencer que não é um
perdedor
lavam dinheiro em caça-níqueis baratos
enchem os bolsos de prostitutas pelas
ruas
assediam mulheres nos corredores
fechados
das multinacionais corrompem menores
na avenida litorânea em plena luz do
dia
ignoram pessoas nas comunidades
carentes
criam moralismos sem nenhuma moral
desrespeitam os que se amam pelo
simples fato
de não compreenderem o princípio da
diferença
insultam minorias prendem quem se diz
reacionário
quem paga seus tributos em dia pregam a
bandeira
da intolerância em um mundo civilizado
desconhecem o amor ressignificante
dos momentos cabulosos
os destruidores de mundos
podem acreditar estão bem mais próximos
do que possamos pensar pode ser eu pode
ser
você até mesmo seus pais seu personal
trainer
aquela pessoa que quase todos os dias
conversa
com você na escadaria do prédio
na esquina da livraria
não são pessoas tão raras assim
estão nas capas de revistas nos
outdoors
de anúncio de lingerie na embalagem
do maço de cigarro no aperto de mãos
de seu amigo fiel podem ser o cantor
de sua banda preferida o jogador de
futebol
do seu time de coração
podem ser o guru que te motiva a
crescer
em sua vida profissional sua companhia
de aviação que distribui milhas de
descontos
sua dieta da moda o quadro da sua sala
de estar
estão em qualquer lugar não fazem
distinção
habitam sorrateiramente a tela
reluzente
do seu aparelho celular
estão dentro de seu diário secreto
no barulhinho da urna que você vota
no projeto de infidelidade de quem te
diz
amar para sempre na desiludida amante
no lanche favorito da tarde no fantasma
da incapacidade no protetor de
calcinhas
nas moedas que você dá ao necessitado
os destruidores de mundos
estão nos cupons dos supermercados
nas intermináveis filas dos
transplantes
nas casas de massagens nos parques de
diversões
no sorriso estampado de seu líder religioso
que te faz acreditar nas velhas
artimanhas
do eterno esperar pelo gostinho da
felicidade
*Este poema faz parte do livro “Uma estranha maneira de se comparar
amanhãs”, publicado pela Editora
Penalux-SP, 2021.
Bioque Mesito é poeta,
autor de oito livros de poemas publicados.

Um poema de grande atualidade e rico em expressividade. Atinge-nos diretamente.
ResponderExcluirUm belíssimo poema que retrata os conflitos da atualidade. Parabéns, Bioque!
ResponderExcluirUma poética coerente em sua linguagem prosaica e a denúncia de que os malefícios que causamos também acontecem neste mundo prosaico. Parabéns pelo poema e por tua poesia, Bioque.Uma poética coerente em sua linguagem prosaica e a denúncia de que os malefícios que causamos também acontecem neste mundo prosaico. Parabéns pelo poema e por tua poesia, Bioque.
ResponderExcluirObrigado, turma...
ResponderExcluir